Uso do poliestireno (isopor) em substrato de Pcs

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Uso do poliestireno (isopor) em substrato de Pcs

Mensagem por Daniel Souza »

[img]http://1.bp.blogspot.com/_nffIDMmiTaU/S ... sopor2.jpg[/img]

O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, é o poliestireno expandido. A marca (isopor®) tornou-se sinônimo genérico de poliestireno expandido.
Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas. Quimicamente, o isopor consiste de dois elementos, o carbono e o hidrogênio. O isopor é um produto atóxico, isto é, não representa risco algum de toxicidade.
O isopor pode ser considerado um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável.

O poliestireno expandido é um elemento com características especiais:

* Material atóxico
* Fácil processamento por moldagem a quente
* Fácil coloração
* Baixo custo
* Inodoro
* Elevada resistência a soluções ácidas e alcalinas
* Baixa densidade e absorção de umidade
* Baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries
* Dado que é quimicamente bastante inerte se utiliza como substrato para o cultivo de orquídeas.
* Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas.
* Geralmente, mais de 97% de seu volume é constituído de ar.
* Não contamina solo, ar ou água.
* Fungos e bacterias não o atinge.


[img]http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f ... 80.jpg&v=O[/img]
(Flocos de isopor)

O Objetivo deste tópico, é formalizar o assunto, abrir um espaço especifico para divulgar e comentar sobre a utilização de isopor como componente das misturas que compoem os substratos. Além claro de desmistificar o assunto.

Inicialmente a ideia de se utilizar os flocos de isopor como parte da mistura que compoe o substrato parece esquisita,porém,essa pratica já é empregada com sucesso no cultivo de orquideas e algumas outras plantas por diversos cultivadores.

:mrgreen: Eu uso flocos de isopor nos substratos das minhas Nepenthes, não so pelo volume, nem pelo baixo custo, mas tambem pelo fato de ser um material inerte, duravel e que contribui para uma melhor aeração nas raizes e no substrato.
Aqui utilizo ja a algum tempo, e so vejo melhoras e beneficios, não foi notado nada que indique ser um "fator negativo", muito pelo contrario, vejo plantas produzindo muito mais raizes que o "normal", solos nao compactados e excelente drenagem.

Gostaria de deixar claro aos colegas, que na minha opinião referente a composição de substrato para Nepenthes, o isopor chega a substituir o xaxim, e com muitas vantagens satisfatórias, dentre elas, a questão da exclusao do xaxim, que mesmo higienizado ainda libera no solo o Tanino, e como ja é conhecido por muitos, um dos principais problemas que o tanino proporciona, é a queima que ele faz em raizes jovens, além de prejudicar o desenvolvimento das raizes de uma forma geral, oque leva a planta a um estado debilitado, e talvez a morte. :oki:



Fontes:https://caxiasmaisverde.blogspot.com/20 ... iente.html.
https://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB& ... 80.jpg&v=O" onclick="window.open(this.href);return false;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Poliestireno" onclick="window.open(this.href);return false;


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Meu pai vai liberar pra mim um isopor da TV, vou picar ou bater, já que ele é um quadradão grande e usar como substrato para as minhas neps, junto com sphagnum e talvez areia, se precisar. Gostei bastante do tópico, muitas pessoas olham estranho pra gente quando recomendamos o isopor e precisamos ficar explicando por que que ele é bom, aquí você já explicou tudo!!

A única parte que discordo parcialmente é que o isopor pode ser considerado ecológico, pois pelo menos antigamente (não sei se ainda é assim) grande parte dos isopores não eram recicláveis e liberavam CFC se não me engano em sua produção. Se esses problemas já tiverem sido rezolvidos (o da reciclagem já foi rezolvido pelo menos parcialmente, hoje existem vários isopores recicláveis) então eu concordo com tudo que você disse ^^

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Daniel Souza escreveu: O isopor pode ser considerado um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável.
Quanto a ser 100% reciclado, infelizmente reciclar isopor se torna tão caro quanto produzir ele, tanto, que a famosa HP parou de por isopor nas caixas de impressoras e adotou o papelão.
: joia :
Meu futuro substrato vai ser 50% areia, 30% isopor e 20% de alguma coisa com sphagnum.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Daniel, faleu pelo post... Muito bom...

Meu proximo mix vai ter isopor no meio, substituindo o po de coco e a vermiculita. Talvez eu ainda use o coco para evitar as algas, mas uma pequena parte...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Ótimo otpico Daniel!! bem explicativo!! Eu ja uso isopor em alguns dos meus substratos!! Em Neps, e umas poucas Droseras, e nao tive nenhum problema até agora! Os substratos que uso são muito ariaveis, costumo uzar: sphagnum puro - para algumas droseras/ Sphagnum + areia ou sphagnum + areia+ póde coco. uso tmbm sphagnum + areia + isopor , sphagnum + areia de quartizo.. e todos funcionam peritamente bem.., Eu uso incllusive terra pura, ( terra omum) em umas D.intermedias, sem problema algum. mas isso tmbm depednde muito do tipo da terra...

t+


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Meu pai liberou o isopor da TV hoje... Tomem cuidado se forem picar isopor no processador, voa pra todo lado kkkkkkkkkk

Antes de usar o isopor no substrato precisa ferver, ou basta lavar com água fria mesmo?

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Pessoal, o poliestireno de hoje em dia não tem mais relação alguma com o CFC, e hoje em dia o isopor em sí é um material reciclavel, e não agride o meio ambiente ;)
Bruno, nao precisa ferver (NEM DEVE), tambem nao precisa lavar.
Eu lavo caso o isopor esteja com poeira, mas lavo a peça toda, antes de picotar ^^
Uso as unhas e vou esfarelando o isopor, até que fique somente os pequenos flocos.

Rodrigo, a HP e algumas outras empresas passaram a adotar peças de papelao para compor as embalagens dos aparelhos que vendem pois o custa desse material é menor, oque aumenta ainda mais os lucros de produção.
Existem cidades que ja reciclam o isopor, além disso, produzir isopor não é tão caro.
Da uma lida nesse site:
https://www.soisopor.com.br/mat_ler.asp?mat_ID=15" onclick="window.open(this.href);return false;

Valeu pessoal, até a proxima : joia :


Avatar do usuário
Miguel Pandini
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 28 Jun 2010, 09:42
Localização: Colatina - ES - Brasil
Agradecimentos: 1 vez
Contato:

Mensagem por Miguel Pandini »

Grande Daniel! Excelente postagem!
Desde que você plantou essa idéia tempos atrás, eu me interessei pelo assunto, e atualmente abracei 100% a causa!
Estou banindo, definitivamente, da vida das minhas neps: pó de xaxim, fibra de côco, casca de pinus, turfa escura e assemelhados.
Pretendo adotar para as minhas neps de agora em diante substrato à base de sphagnum catado e fervido, areia lavada, isopor e perlita expandida. Devo fazer algumas experiências em breve com diferentes proporções desses elementos, inclusive tentando substituir a perlita por uma quantidade maior de isopor e ver no que dá!
Quando tiver algum resultado prático, eu posto no forum!


Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI

https://www.facebook.com/flora.pandini
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Então Daniel, digamos que para produzir 1kg de isopor custe R$0,10, para reciclar ele, deixar pronto para o uso, custaria R$0,15 . Algo assim que assisti em um programa da Discovery Channel.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Valeu Miguel, que bom que gostou :oki:
To certo que voce obterá resultados satisfatorios, e sem gastar muito pra isso ;)
Eu estou fazendo um tutorial que mostra a minha forma de trocar o subtrato de Nepenthes ja enraizadas, e os metodos que aplico durante esse processo. O proposito tambem é dismistificar a ideia de que se mexeres nas raizes das Neps elas podem morrer ou chegar perto disso. Aqui ocorre essa manipulaçao, no entanto so observo melhorias depois disso, claro que é um procedimento delicado.

Bom, obrigado Miguel :mrgreen:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem