---------------------------------------------------------------------------

(As folhas queimadas foram frutos do cultivo na floricultura)

Pelas fotos, dá para ter uma idéia de quais espécies pertencem essas duas Nepenthes?
Muito obrigado Marciel, por identificar! Me tira uma dúvida: sendo as duas plantas N. graciliflora, por que em uma delas tem esses "pelinhos" nas asas, enquanto a outra é toda lisa?
Então,Rodrigo Selis escreveu: ↑13 Jan 2020, 11:57... Me tira uma dúvida: sendo as duas plantas N. graciliflora, por que em uma delas tem esses "pelinhos" nas asas, enquanto a outra é toda lisa?
![]()
Como assim?!MarcielS escreveu: ↑13 Jan 2020, 12:27Então,Rodrigo Selis escreveu: ↑13 Jan 2020, 11:57... Me tira uma dúvida: sendo as duas plantas N. graciliflora, por que em uma delas tem esses "pelinhos" nas asas, enquanto a outra é toda lisa?
![]()
Os pelinhos nas 'asas' da N. graciliflora indicam que o ascídio é lower.![]()
...![]()
ps: esta espécie não apresenta diferenças marcantes entre os ascídios lower e upper (somente detalhes e tamanho dos jarros).
Rodrigo Selis escreveu: ↑13 Jan 2020, 12:37 Edit: Fiz uma busca aqui no fórum e encontrei uma explicação do meu xará explicando que os pelinhos são dos ascídios jovens que crescem no solo, e as lisas são dos ascídios aéreos. Que incrível essa característica. Eu achei que lower e upper era a indicação da altitude da planta na natureza.