Dio de seeds por cultivares diferentes, vamos conversar?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 697 vezes

Mensagem por Paulo »

Matheus,

Quando você disse isso:
Pode ter tido uma mutação que a fez ficar menor que uma cudo (tipo aquelas anãs que o Paulo tem). Ela ainda será uma B52 x self pq esse nome só vai designar a origem da planta.
A coisa fica muito nebulosa porque para quem está comprando está pensando numa B52 e não numa variação qualquer.

Paulo

Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Paulo escreveu:Matheus,

Quando você disse isso:
Pode ter tido uma mutação que a fez ficar menor que uma cudo (tipo aquelas anãs que o Paulo tem). Ela ainda será uma B52 x self pq esse nome só vai designar a origem da planta.
A coisa fica muito nebulosa porque para quem está comprando está pensando numa B52 e não numa variação qualquer.

Paulo

É aí que tá o X da questão... É improvável que isso aconteça pq até chegar numa espécia de traps gigantes, houve muita seleção genética mas mutações podem acontecer e acontecem o tempo todo com qualquer espécie viva. Dizer que ela é B52 x Self só quer dizer que ela nasceu de semente originada de uma B52. Só isso!
Qualquer característica, sendo ou não similar a da planta mãe está dentro do padrão como qualquer semente de dionaea típica estaria.

Ou estou falando besteira?

Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 740 vezes
Agradecimentos: 1956 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Ela sempre será uma B52 x self. Independente das características que tem ou que deixa de ter. O nome só diz que ela tem uma mãe "puro sangue". Só isso!
aí, por hora, eu discordo. se não tem as caracteristicas da planta mãe, uma B52, não poderá ser chamada de B52 x self. para isso somente as que apresentarem traços que comprovem isso.

terão germinações destas que germinadas nada irá se apresentar como a planta mãe. estas em minha opinião não deveriam nem mesmo serem self. somente típica comum.

self somente qdo já formada e com traços da planta mãe.

imagine venderem um self B-52, você adquiriu e recebeu ídem a uma típica comum, a mesma se forma e nada das caracteristicas. como poderia isso ser chamado de self ?

ou interpretei errado? :|

no texto citado pelo nosso amigo Paulo, de sábios conhecedores/colecionadores eu entendo deixar bem claro que se ná há o registro, são todas típicas.

aqui, isso de ser chamada
x self
acho já estar sendo muito. embora devamos tomar conhecimentos de atualizações para afirmar isso.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Edson Poscai escreveu:
aí, por hora, eu discordo. se não tem as caracteristicas da planta mãe, uma B52, não poderá ser chamada de B52 x self. para isso somente as que apresentarem traços que comprovem isso.

terão germinações destas que germinadas nada irá se apresentar como a planta mãe. estas em minha opinião não deveriam nem mesmo serem self. somente típica comum.

self somente qdo já formada e com traços da planta mãe.

imagine venderem um self B-52, você adquiriu e recebeu ídem a uma típica comum, a mesma se forma e nada das caracteristicas. como poderia isso ser chamado de self ?

ou interpretei errado? :|
Ou você ou eu. Um de nós com certeza interpretou errado! :lol: :lol: :lol:

O negócio é o seguinte: o termo "x Self" serve como única e exclusiva função dizer que ela veio de uma mãe que era aquele cultivar.
Eu como vendedor de uma Red Dragon por exemplo... Se eu reproduzi-la por sementes e dessas sementes tiver 5 germinações. Das 5, 3 nasceram vermelhas e 2 nasceram verdes. Qual o sentido de eu anunciar a venda dessas 2 como "red dragon x self"? Nenhum... Mas poderia faze-lo visto que vieram de sementes de uma Red Dragon, certo? Especialmente se houver demanda para isso.

Agora das outras 3 que nasceram vermelhas, digamos que apenas 1 se pareça com a planta mãe. Vou vender só ela como Red Dragon x Self? Particularmente eu não faria isso.
Off Topic
Bom, particularmente eu nem vendo e nem quero vender dionaea mas estamos no mundo das suposições. :lol: :lol:
E não faria pois entendo que há um apelo comercial forte o bastante para que eu pudesse vende-las como filhas de uma Red Dragon (a cor predominante da planta mãe no caso). Nesse momento eu vou ignorar formato da armadilha, altura delas, etc. que vão fugir do padrão da planta mãe pq eu não estou vendendo o cultivar. Estou vendendo uma planta que veio das sementes daquele cultivar.

E se eu anunciar essas 3 plantas como Red Dragon Jr.? Bom... Aí a chance de alguém comprar achando que elas são uma red dragon jovem aumenta exponencialmente, assim como minha possibilidade de ganhos com isso. Mas aí eu estaria abrindo mão de alguns preceitos éticos e, é claro, ignorando a normatização criada e respeitada globalmente pela ICPS para evitar esse tipo de confusão que temos no Brasil onde nem pessoas com grande experiencia estão sabendo separar o joio do trigo.

Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Ou você ou eu. Um de nós com certeza interpretou errado! :lol: :lol: :lol:
exato!. mas o importante, um debate legal, esclarecedor e um respeitando o opinar do outro. aqui é outros quinhentos e o objetivo é juntar os prós em um só. : joia :

acho importante tbm discutirmos o que eu comentei acima:
outro detalhe, há provas e garantia q uma muda de 02 anos, um B-52 self, que se aparenta com uma B-52, é claro, esta com o passar dos anos não irá perder as característica q a faz se parecer com uma verdadeira B-52?

rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1146 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Amigos, devido a importância do assunto aqui tratado eu tornei este tópico fixo além de promover a fusão dele com outro que tratava do mesmo tema.

Abs,

Rodrigo F. Costa

"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)

Refletindo melhor Matheus, você tem razão do termo "... x self" vir para todas as sementes da planta mãe. assim que acho já estar sendo, ou será. nenhum vendedor irá vender como dionaea muscipula típica. perderiam dinheiro, que é o "X" da questão. - o lado do vendedor.

de outro lado, como já dissemos, quem comprar sementes ou mudas self's não formadas onde não há sinal de as características estarem vindo a se formar, será como jogar na loteria. - o lado do comprador.

para todo produto/mercadoria há os direitos do consumidor. neste caso é exceção onde só há os direitos do produtor. pelas publicações exemplares vimos um vendedor de sementes ser posto na parede por outros cultivadores renomados. aqui no Brasil não é assim não. :(

de minha parte, apenas deixo claro e explícito, sob meu ponto de vista, que qualquer pessoa que vier a comprar sementes "... x sel" ou mudas em formação que ainda não possuem os traços parecidos com as características da planta mãe, terá maior número de chances de decepções e arrependimentos que de satisfação.

e mesmo as plantas que apresentarem características da planta mãe, não confiarmos nesta no amanhã e sim esperar. ver e acompanhar pois as características poderão se manter, poderão se tornar maior, e o que pessoalmente penso, vir pouco a pouco a se perderem.

................ : joia : (modelo cópia do amigo Marciel :oops:

delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Edson Poscai escreveu: de minha parte, apenas deixo claro e explícito, sob meu ponto de vista, que qualquer pessoa que vier a comprar sementes "... x sel" ou mudas em formação que ainda não possuem os traços parecidos com as características da planta mãe, terá maior número de chances de decepções e arrependimentos que de satisfação.
Que nada... Tenho uma B52 x self que é a coisa mais linda. E não tem nada a ver com a B52 (pelo menos ainda). Ganhei ela numa compra de sarracênia como... adivinhem... B52 Jr! :lol: :lol: :lol: :lol:
Apenas pra ilustrar isso, olha a característica de uma das traps. Vermelhas ao extremo... Algo não característico das B52, ou estou enganado? (particularmente nem sei muito sobre esse cultivar. Só de ser tão famoso ele deixa de ser interessante para mim hahahaha)
[thumbnail]https://oi66.offline/2ryitdj.jpg[/thumbnail]

Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Agradeceu: 281 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu não me “atrevo” mais a comentar sobre esse assunto, pois está se tornando deveras mais complexo do que um dia já imaginei! :lol: :lol: :lol:
Somente venho deixar uma foto de cada uma das dios que recebi, conforme início deste post..
Quanto a B52 Matheus, dizem possuir um vermelho extremo, dizem ser uma das que ficam com as maiores e mais vermelhas traps! Vermelho sangue! Já vi fotos de um amigo e de cultivadores, no qual as características batem exatamente com o descrito acima, por isso, esse foi meu primeiro exemplar adquirido.
Abraço a todos! : joia :

As típicas que chegaram:
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 939.md.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 945.md.jpg[/thumbnail]

Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)

Felipe Siebert escreveu:Quanto a B52 Matheus, dizem possuir um vermelho extremo, dizem ser uma das que ficam com as maiores e mais vermelhas traps! Vermelho sangue! Já vi fotos de um amigo e de cultivadores, no qual as características batem exatamente com o descrito acima, por isso, esse foi meu primeiro exemplar adquirido.
Bom... O negócio então é só esperar pra ver se as armadilhas ficarão grandes! Como disse, sei quase nada do cultivar pq nunca me atraiu (sobre a cria de sementes dela então, ainda menos)...
Sou MUITO mais a minha jovem SWG hehehehe : joia :

Responder